4 Vantagens em consumir leite de coco em vez de leite normal

Em muitos países é comum o consumo de leite mesmo na fase adulta, seja em razão das suas propriedades que ajudam a manter a saúde estabilizada ou apenas por ser um alimento saboroso.

O leite é utilizado na preparação de vitaminas, suplementos alimentares ou como acompanhamento para o café. Também é usado em receitas de bolos, pães e outras refeições.

Dada a sua importância na vida das pessoas, é normal que busquemos a cada dia aproveitar ainda mais dos benefícios deste alimento e, atualmente, observa-se um crescimento da presença dos leites vegetais à mesa, dado que possuem vantagens relativamente ao leite comum de origem animal.

Entre os leites vegetais mais consumidos nos dias de hoje estão o leite de coco, o leite de aveia, o leite de inhame, o leite de amêndoas e o leite de arroz.

De seguida apresento quatro motivos pelos quais se deve optar, sempre que possível, pelo leite de coco em detrimento do leite de origem animal dado as vantagens que ele apresenta.

Pode ser produzido em casa

A cada dia apercebemo-nos da expansão das cidades em todo o mundo, diminuindo exponencialmente os campos e a vida rural, portanto, não é uma surpresa que a maioria de nós não possa ter uma vaca, cabra ou algum animal produtor de leite em casa.

Entretanto, independentemente de onde cada um reside, existe a possibilidade de dispensar um pequeno espaço para o armazenamento de alguns cocos a fim de produzir um leite enriquecido para toda a família.

Esta produção necessita de poucos ingredientes e a preparação é muito simples. É necessário apenas 1 medida de coco para cada 4 medidas de água quente. Misturam-se estes ingredientes durante cerca de cinco minutos, coando em seguida com um pano ou uma peneira fina para finalizar o processo.

Se for guardado no frigorífico, é possível consumir este leite até cinco dias.

Maiores benefícios para a saúde

O leite proveniente do coco apresenta maiores níveis de vitaminas e sais minerais essenciais para uma vida equilibrada.

A sua composição favorece a ingestão de vitamina B1, B3, B5 e B6, além dos sais minerais como cálcio, selénio, magnésio, zinco, manganês, ferro, fósforo, entre outros importantes para a saúde.

Além disso, favorece o fortalecimento do organismo, combatendo vírus e bactérias; diminui o risco de anemia; contribui para manter a pele e cabelos saudáveis, previne o envelhecimento precoce; ajuda na regulação dos hormónios da tiróide e acelera o metabolismo.

Ajuda na perda de peso

As pesquisas demonstram que, por conter maior nível de gorduras boas para o organismo, a ingestão deste alimento ajuda no processo de emagrecimento, pois as suas propriedades são transformadas em energia e permitem obter uma sensação de saciedade.

Além disso, é uma mais-valia para os praticantes de atividades físicas regulares, sendo um ótimo alimento a ser consumido no pré-treino.

Muita gente questiona-se o que pode ou não consumir antes de praticar a sua atividade diária e o leite de coco encaixa-se perfeitamente. Dada a sua composição, ele favorece o ganho rápido de energia, sem deixar a pessoa com a sensação de estômago pesado.

Deste modo, é uma ótima opção para ser consumida antes dos exercícios numa porção média de 1 copo acompanhado por uma fruta, podendo ser transformado numa vitamina por exemplo.

Apto para consumo geral

Não é invulgar conhecermos alguém que tenha uma série de alimentos proibidos por não poder consumir leite de origem animal em razão de alguma alergia.

Diversas pessoas são hoje diagnosticadas como intolerantes à lactose ou com alergia à proteína que compõe o leite animal. Desse modo, além do próprio leite, várias outras refeições acabam por ser prejudiciais.

Neste sentido o leite de coco, assim como outros leites vegetais, tem uma vantagem, permitindo que a pessoa possa consumir alimentos e o leite sem grandes preocupações.

A sua composição não apresenta lactose, o que favorece o seu consumo de forma geral, e ajuda na ingestão diária das propriedades necessárias para uma vida saudável.

Conforme as pesquisas demonstram, a única contra-indicação do seu consumo é para pessoas que apresentam crises de herpes, pois este leite contém quantidades significativas de arginina, o que estimula a presença do vírus.

Autora:
Joana Silva
Redatora profissional na área da saúde e da astrologia com mais de 10 anos de experiência.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.