Como perder peso rápido sem passar fome

O Verão já vai quase a meio mas ainda há pessoas a lutar para perder aquelas gordurinhas antes de exibir o seu corpo na praia!

Neste vídeo explicamos-te o que podes fazer para ainda conseguires perder peso rapidamente e sem passares fome. O truque está nos alimentos escolhidos e poderás ainda perder 4 ou 5 kg no espaço de um mês.

Se não te apetecer ouvir o vídeo, deixamos-te aqui um resumo.

O ideal na perda de peso é fazê-lo de uma forma equilibrada, onde começas por retirar os açúcares e reduzir os hidratos de carbono de uma forma gradual. Mas para perder peso de forma dramática é preciso agir em conformidade, no entanto, é importante que o faças com a supervisão de um profissional de saúde.

Elimina da tua dieta todos os alimentos processados

Alimentos como pão, massa, bolos, bolachas, etc, em nada te ajudam a perder peso por várias razões. São alimentos inflamatórios, vazios de nutrientes e ricos em açúcar. O consumo diário destes alimentos tem vários efeitos negativos: inchaço abdominal, retenção de líquidos e fome constante.

Reduz o consumo de hidratos de carbono

Estamos habituados a consumir hidratos de carbono para termos energia e de facto são alimentos extremamente energéticos! Mas esta é uma energia rápida uma vez que alimentos como trigo, centeio, aveia, arroz, milho e fruta, por exemplo, transformam-se em açúcar no nosso organismo e são absorvidos muito rapidamente. Se não gastarmos esta energia logo após o seu consumo, o corpo armazena-a como gordura. A melhor altura para ingerir um hidrato de carbono é imediatamente antes de um exercício físico.

Não consumas bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas contêm normalmente muito açúcar e o seu teor de álcool causa uma sobrecarga no fígado, o nosso principal orgão desintoxicante. Evita as bebidas alcoólicas, com exceção do vinho tinto maduro com muita moderação.

Aumenta o consumo de vegetais e proteína de boa qualidade

Procura que o teu prato contenha cerca de 50% de vegetais sob a forma de salada ou cozinhados. A proteína é um macronutriente indispensável para quem quer perder peso, o importante é escolheres uma boa origem porque a carne industrializada também é um alimento inflamatório. Opta por carne de pasto, aves e ovos do campo e peixe do mar (preferindo o mais pequeno).

Aumenta consideravelmente a ingestão de gordura saudável

Esta dica é aquela a que normalmente as pessoas mais resistem devido ao mito de que o consumo de gordura engorda. Posso dizer-vos que é talvez a dica mais importante de todas. A gordura saudável, ou seja gordura proveniente de abacate, produtos à base de coco, manteiga grass-fed ou ghee, frutos secos, sementes, ovos, carne e peixe gordos, é o que te vai permitir ficares saciado por mais tempo, além de beneficiar o teu organismo com efeitos anti-inflamatórios, entre outros.

Aconselho-te a substituir os hidratos pela gordura e garanto-te que verás resultados no teu corpo que não estarias à espera.

Ingere um mínimo de 2 litros de água por dia

O nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água e não nascemos com o hábito de beber água, portanto, temos de o criar. Quando sentimos sede, já o corpo está a “sofrer” de desidratação. Procura beber a água fora das refeições para não prejudicar a digestão dos alimentos e bebe um copo de água com sumo de limão em jejum para ajudar o sistema linfático a funcionar.

Pratica atividade física

Não precisas de escolher um desporto demasiado intensivo, mas é importante que mexas o teu corpo, especialmente se passares muitas horas sentado. Dependendo do teu objetivo, podem ser caminhadas diárias de 30 minutos ou uma atividade mais intensa 3 ou 4 vezes por semana.

O método do Tim Ferriss e o Cheat Day

Durante as minhas férias estive a ler o livro 4 Hour Body do famoso Tim Ferriss que utiliza um método simples e interessante para perder peso, testado durante 10 anos. A dieta que o Tim testou nele próprio e em milhares de pessoas assenta em alguns princípios semelhantes aos que falámos anteriormente mas ele é bastante seletivo no tipo de alimentos e aconselha ingerir apenas alguns.

O Tim garante resultados impressionantes mas é preciso seguir à risca as suas recomendações. Durante 6 dias da semana, ele aconselha fazer 3 refeições diárias apenas, compostas por proteína de boa qualidade, vegetais e leguminosas. É também importante tomar o pequeno-almoço até 1 hora após acordar e ingerir 2 litros de água por dia. É um bocadinho aborrecido :), no entanto, a diversão chega no sétimo dia, o Cheat Day!

O Cheat Day é o dia da semana, à escolha de cada um, em que se pode comer literalmente tudo o que se quer! Não há limites de quantidades nem de tipo de alimentos, não há limites para nada!
Acredito que este método nos ajude psicologicamente a nos mantermos na dieta por sabermos que poderemos comer aquilo que tanto nos apetece agora no cheat day. No entanto, em termos de saúde, não acho que seja a melhor opção. O Cheat Day pode funcionar bem sim, mas não é preciso cometer tanto exagero, por que não fazer uma cheat meal apenas?

Além disso, o método é muito restritivo na variedade de alimentos. Poderá ser um método eficaz para quem precisa perder peso muito rapidamente, mas não me parece que seja um método para a vida porque a pessoa vai acabar por não sentir prazer a comer. Eu prefiro apostar na reeducação alimentar que nos permite fazer refeições saborosas, ricas nutricionalmente e que nos permitem ter o peso que queremos.

Para aqueles que querem ou precisam de uma ajuda extra para perder peso, nós aconselhamos a toma do suplemento alimentar Metabolismo, que permite o seguinte:

  • Níveis saudáveis de açúcar no sangue;
  • Uma secreção e uma sensibilidade normal à insulina;
  • Uma secreção e uma sensibilidade normal à leptina (hormona supressora do apetite);
  • Uma saudável regulação da grelina (hormona responsável pela sensação de fome);
  • Um saudável metabolismo dos hidratos de carbono, das gorduras e das proteínas.

Podem comprá-lo aqui e beneficiar de 5% de desconto utilizando o nosso código: LRT237211918

Autora: Marta Cunha
Coach alimentar e de saúde


Se precisas de ajuda para perder peso ou melhorar a tua saúde, podemos ajudar-te com o nosso serviço de coaching alimentar e de saúde, que pode ser presencial ou online. Marca a tua sessão aqui!

One Reply to “Como perder peso rápido sem passar fome”

  1. Manuela Esteves says: Responder

    Olá.
    Gostaria de saber como se toma esse suplemento.
    se antes das refeições, durante ou depois.
    Obrigada e até breve.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.