O que é e como prevenir a Candida albicans

Candida albicans é um fungo oportunista que causa Candidíase e muitos sintomas indesejados que incluem fadiga, ganho de peso, dor nas articulações e gases.

A Candida albicans faz parte da flora intestinal normal, é um grupo de microorganismos que vive no nosso trato digestivo coexistindo pacificamente.

Quando se verificam desequilíbrios do sistema imunitário, o fungo pode desenvolver-se de modo descontrolado. Esses desequilíbrios podem advir da toma de antibióticos (os antibióticos, além de destruir bactérias patogénicas, reduzem significativamente o número de bactérias boas deixando espaço livre suficiente na desprotegida mucosa para a propagação da Candida) ou após quimioterapia ou radioterapia, ou quando se verificam alterações hormonais, como as que se verificam na toma de esteróides, hormonas (pilulas anticoncepcionais), durante a gravidez e menstruação. A expansão do fungo está também ligada a algumas doenças, como a diabetes, distúrbios da tiróide, lúpus e outras doenças auto-imunes, etc. O uso frequente de sabão alcalino e de roupa interior inadequada são também fatores relevantes.

Quais os sintomas?

A Candida pode estar presente na cavidade oral, na faringe, na língua, no nariz, nos pulmões, no aparelho digestivo, na urina, nas orelhas, na vagina, na pele, nas unhas, no sangue. Por isso os possíveis sintomas variam muito não sendo específicos:

  • Inchaço abdominal, perda de apetite, disfunção intestinal, indigestão, alterações nas fezes de líquido para sólido, diarreias, coceira anal;
  • Depressão, nervosismo, retenção de líquidos, náuseas, dor de cabeça, pele áspera, seca, rachada;
  • Fraqueza muscular, inchaço das articulações, dor muscular, alteração a nível dos sentidos, paladar salgado ou metálico na boca, úlceras na boca;
  • Manchas inexplicáveis na pele, ataques de fome, desejo irresistível de comer doces;
  • Candidíase genital – nas mulheres ocorre formigamento e coceira genital e corrimento vaginal que normalmente é branco. A vermelhidão é um sinal de inflamação e a vagina é coberta por colónias de fungos brancos. Nos homens geralmente é assintomático podendo aparecer camadas brancas na glande e prepúcio;
  • Na pele a candidíase ocorre com maior frequência nos pés, geralmente nos espaços interdigitais. Verifica-se vermelhidão, camadas esbranquiçadas, humidade e comichão;
  • Nas unhas é também muito frequente, verificando-se uma descoloração da unha (manchas brancas, castanhas, verdes, etc), engrossamento e esfarelamento da unha, sendo comum um odor típico.

Como prevenir?

O tratamento da Candida deve ser, primordialmente, preventivo, passando por alterações comportamentais, como o tipo de roupa e a natureza dos produtos de higiene pessoal. A alimentação é também fundamental para manter os níveis da Candida albicans estabilizados, reduzindo os riscos de descontrolo e os efeitos adversos daí resultantes. A limpeza regular do intestino irá também permitir manter sob controlo os níveis do fungo no intestino, garantindo uma população diversa e abundante de microorganismos benéficos constituintes da flora intestinal. A limpeza e toma de probióticos após tratamentos com antibióticos deveria ser uma rotina. A ocorrência de Candida tem vindo a aumentar nas últimas décadas. Uma dieta baseada em alimentos processados é parcialmente culpada, acompanhada com um aumento da prevalência de obesidade e diabetes, além de um uso mais frequente de antibióticos.
As patologias relacionadas com a Candida albicans são muito debilitantes e impedem que acorde forte, saudável e vibrando de energia. Felizmente existem muitas formas de a combater.

Autoria: Equilibrium – Saúde & Beleza

Ao optar por uma limpeza de intestino (hidrocolonterapia), aproveita o voucher de desconto que encontras aqui: Voucher Equilibrium


Se estás a lidar com algum desafio de saúde, podemos ajudar-te através de uma sessão de coaching de saúde. A sessão pode ser presencial ou online. Clica aqui para agendares a tua sessão.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.